Especialistas relembram lutas e conquistas que marcaram a queda do Império no país.
Mais que um feriado prolongado, o próximo dia 15 é uma data histórica e marcada por grandes lutas. Um acontecimento que reflete diretamente no que o Brasil é hoje.
“A Proclamação da República foi um golpe militar que ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, como reação imediata à nomeação de Gaspar da Silveira Marins como chefe de gabinete de governo”, resume o doutor em História e professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Paulo Pinheiro Machado. O especialista destaca ainda que o episódio ocorreu em meio a um forte desgaste entre o Império e os grandes proprietários rurais, descontentes com a criação da Lei Áurea de 1888 (libertação dos escravos).
Proclamação foi a separação formal entre a Igreja e o Estado. (Foto: Divulgação)
De acordo com Pinheiro, as principais mudanças do Brasil pós-proclamação da República foram a separação formal entre a Igreja e o Estado, a secularização dos cemitérios, que passaram a ser administrados pelos municípios, a instituição do ensino laico (desvinculado da educação religiosa) e do casamento civil. “Houve um processo de descentralização política, consolidado pela Constituição de 1891, de criação de uma federação, sendo que os Estados membros possuíam alto grau de autonomia. No plano eleitoral, foi instituído o voto universal. Nem tão universal assim, já que era só masculino e apenas aos alfabetizados, ou seja, uma minoria da população na época”, acrescenta.
O que fica nas entrelinhas dessas páginas da história brasileira, são as cenas de guerras e conflitos. “Os livros escolares são muito resumidos. Pouco tratam de conflitos de grandes proporções que ocorreram nos Estados mais periféricos como o movimento de Canudos, do Contestado, os conflitos em torno das Salvações de Hermes da Fonseca, a Guerra Federalista e as lutas sociais urbanas”, salienta.
Realidade hereditária
A realidade política em que estamos inseridos é herança dos fatos desta época, ainda de acordo com o especialista. “O sistema político em vigor, com todos os méritos e problemas, é resultado de uma longa experiência política que intercalou longos períodos de ditadura. Existe um clima de legalidade, de garantia de direitos que é resultado dessas lutas”, conclui.
fonte: correio do povo
O que mudou no Brasil com a Proclamação da República?
03:26