Flávio Dino garante conclusão e expansão do PAC Rio Anil
Flávio Dino também prometeu que vai estender o programa para outros municípios do estado. “Assumo hoje um compromisso importante com a continuidade das obras do PAC do Governo Federal no Maranhão. Vamos trabalhar para construir um Maranhão com igualdade e moradia para todos”, disse o candidato.
Na tarde de terça-feira, 27 de julho, a população de São Luís reforçou o apoio a Flávio Dino durante uma caminhada realizada por diversas ruas da Fé em Deus e da Liberdade. A caminhada saiu do Viva da Fé em Deus pouco antes das 17h, e encerrou próximo ao mercado da Liberdade. O candidato ao governo estava acompanhado da candidata a vice-governadora, Miosótis Lúcio, dos candidatos ao Senado, José Reinaldo Tavares e Adonilson Lima, e de diversos candidatos a deputado estadual e federal, além de muitos militantes. Flávio Dino foi recebido pelo cortejo com uma salva de foguetes.
Apoio popular
Durante a caminhada, Flávio Dino recebeu várias declarações de voto e manifestações de apoio. Josenita Miranda saiu de casa para acompanhar a passeata e cumprimentar Flávio Dino. “Já tentei usar o meu voto para mudar o Maranhão uma vez, mas não vi tantas melhorias como gostaria. Mas no Flávio Dino eu confio. Sei que ele quer e vai fazer o melhor pelo Maranhão”, declarou Josenita.
Já Lígia Cristina Oliveira destacou a força que a candidatura de Flávio Dino tem em São Luís. “É um candidato muito forte por aqui. Todo mundo conhece o trabalho dele. Estou muito confiante que ele vai ganhar e fazer um bom governo”, disse Lígia.
O morador da Fé em Deus, José Cardoso, por sua vez, lembrou as propostas defendidas pelo candidato. “Está na hora de experimentarmos um nome novo. Flávio Dino é o governador que vai tirar o Maranhão do atraso. Vou votar nele”, garantiu José.
Nesta quarta-feira, Flávio Dino compre agenda interna de campanha, com reuniões com a coordenação. Na quinta-feira, inicia novo roteiro de viagens ao interior do Maranhão, pelos municípios da Baixada.
Flávio Dino e Zé Reinaldo lideram enorme carreata em Imperatriz
Flávio Dino estava acompanhado da candidata a vice-governadora, Miosótis Lúcio, e dos candidatos ao Senado, Adonilson Lima e José Reinaldo Tavares. A carreata Durante quase duas horas, a gigantesca fila de carros percorreu o centro comercial de Imperatriz, além dos bairros do Bacuri, Nova Imperatriz e Santa Rita. A carreata encerrou em frente ao local onde será inaugurado o comitê da campanha de Flávio Dino na região. Flávio Dino retribuiu com acenos e sinais de positivo a receptividade da população, que saiu à porta de casa para acenar para a carreata..
No sábado, a agenda de Flávio Dino e sua comitiva continua. Ainda em Imperatriz, Flávio Dino fará caminhada pelo mercadinho municipal, seguindo depois para o aniversário do líder camponês Manoel da Conceição, em João Lisboa. À tarde e à noite, Flávio Dino estará em Grajaú, para nova carreata e participação na Expoagra
Flávio reafirma compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar
De acordo com números do IBGE, apresentados pelo presidente da Fetaema, Chico Sales, 86% dos que moram no campo vivem da agricultura familiar. Acrescentou, ainda, que a atividade representa 10% do PIB rural do estado. Entretanto, o poder público, segundo Sales, não tem dado o devido apoio aos agricultores. O atual governo, por exemplo, reduziu de forma drástica o orçamento para o setor. Na proposta orçamentária para este ano, segundo Sales, o corte para o setor foi de 40% do total de recursos a serem aplicados em 2010 em relação ao montante previsto pelo governo anterior.
Para Flávio Dino, é necessário pôr fim a idéia segundo a qual os grandes projetos são a salvação do Maranhão. Lembrou que a economia real do Maranhão não é movida somente pela implantação de grandes empreendimentos. “Temos que superar a contradição de um estado rico com o povo pobre”, pontuou. Flávio disse que sua candidatura só tem razão de ser se representar as lutas sociais.
Francisco Sales disse que é preciso que o Maranhão tenha governantes comprometidos com os movimentos sociais e que compreenda a importância econômica e social da agricultura familiar. “O fortalecimento desse setor é importante não apenas para os agricultores, mas para o próprio estado”, acentou.
Durante o encontro, foram debatidas propostas como a necessidade de combater a violência contra a mulher, especialmente as trabalhadoras rurais, instalação de creches e políticas de saúde para a mulher. Também foi discutida a necessidade de uma Ouvidoria Agrária para o estado, ações de combate ao trabalho escravo, o Maranhão é o 2º no ranking da escravidão, mais seguranças nos assentamentos, bem como a implementação de políticas sociais nesses locais, entre outras.
Ao final da reunião, Flávio disse ter total identidade com as lutas sociais dos agricultores. Lembrou ser militante dos movimentos sociais desde os 15 anos, tendo, inclusive, sido advogado de diversos sindicatos de trabalhadores no estado. “São lutas que conheço bem”, assegurou. Flávio Dino participa nesta quarta-feira do encerramento da plenária de Fetaema.
Entidades – Na última quarta-feira, Flávio Dino reuniu-se com representantes de 11 entidades da sociedade civil. Na oportunidade, foram debatidas propostas para diversas áreas como moradia, comunicação, negros, segurança pública, etc.
Mais de dois mil veículos em carreata de Flávio Dino em Caxias
Mais de dois mil carros e cerca de 400 motocicletas. Foi esse o resultado da segunda carreata da campanha de Flávio Dino ao governo do estado. Em passagem pela cidade de Caxias, no final da tarde desta sexta-feira, 16, Flávio Dino percorreu de carro várias ruas do município, liderando a gigantesca fila de carros.
O prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, é um dos apoiadores da campanha de Flávio Dino. Ao final da carreata, ele discursou em comício para a população. "A campanha do Flávio Dino é uma campanha que já começa vitoriosa. Se depender do que vimos aqui hoje, a caminhada pelo Maranhão tem grandes chances de levã-lo ao Palácio dos Leões", disse Humberto Coutinho.
O prefeito lembrou ainda a trajetória política de Flávio Dino. Humberto Coutinho disse que atuação de Flávio Dino nos três anos e meio em que foi deputado federal é um dos fatores que o credencia à disputa pelo governo do Estado. "Ele foi deputado e nunca decepcionou um caxiense. Todos sabemos da seriedade e da hinestidade do homem que aqui está. O home que se apresenta para governar o Maranhão", disse o prefeito.
Flávio Dino agradeceu o apoio do prefeito, dos vereadores , dos demais integrantes da chapa majoritária e dos candidatos a deputado federal e estadual que participaram da atividade. Ele encerrou o seu discurso com um convite. "O povo de Caxias e de todo o Maranhão deve nos ajudar a tornar realidade a renovação e a mudança do nosso estado", disse Flávio Dino.
No domingo, será realizada a terceira carreata da campanha, no município de Timon
Jornal Pequeno
Em Codó, Flávio Dino critica a falta de investimentos em políticas públicas para o município
Desde o inicio da manhã, várias pessoas ja estavam na praça da Bandeira, local escolhido para a concentração da caminhada. Durante quase mais de três horas, Flávio Dino percorreu as ruas de Codó, entrou nas lojas e nas casas das pessoas. Flávio Dino foi muito bem recebido pela população e diversas pessoas manifestaram publicamente apoio à sua candidatura.
O escritor e comerciante Joaquim Chaves disse estar convicto de que Flavio Dino é o melhor candidato para o Maranhão. “Ele é uma pessoa idônea. Eu acompanho a biografia dele e sei disso. O Maranhão precisa de alguém que seja ficha limpa, e Flávio Dino é a pessoa com capacidade para mudar o Maranhão”, disse Joaquim.
O agente de endemias José de Ribamar Silva Oliveira também manifestou apoio a Flavio Dino. “Nós aqui de Codó percebemos o atraso, assim como todos os maranhenses. Todos conhecemos o trabalho dele e sabemos que é ele que tem o melhor plano para tirar o Maranhão do atraso”, avaliou.
Compromisso
Esta foi a segunda visita de Flávio Dino ao município de Codó. Na pré-campanha, Flávio Dino já havia se reunido com lderanças da cidade. Em discurso à população, ele destacou a falta de investimentos em políticas públicas que atendam às necessidades do município. “Codó hoje é uma cidade importante e que deveria receber investimentos de acordo, pela tradição de importância que tem. Infelizmente, não é o que se vê hoje”, avaliou Flávio Dino.
Flávio Dino agradeceu o apoio e a presença da população e lembrou a importância de o Maranhão ter a sua política renovada. “O Maranhão é um estado rico, mas o povo estã abandonado. Há pessoas analfabertas, mortalidade infantil, os agricultores familiares não tem apoio e as escolas estão com o calendário irregular. O meu compromisso com Codó e com todo o Maranhão é o da renovação e da mudança. Vamos mudar para melhor”, disse Flávio Dino.
A agenda de Flávio Dino continuou com visitas a Bacabal e Peritoró, na quinta-feira, 15. Na sexta-feira, Flávio Dino vai a Coroatá e Caxias. No sábado, por sua vez, serão visitados os municípios de Coelho Neto e Chapadinha. Em domingo, participa de carreata em Timon.
F: JORNAL PEQUENO
Estou de luto!
Obrigado:
Pedro Araújo
Aumenta a lista de políticos com candidaturas impugnadas no MA
A Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE/MA) protocolou ontem à tarde, no Tribunal Regional Eleitoral, ações de impugnação contra mais cinco candidaturas. A nova lista inclui o nome do deputado estadual Carlos Miranda da Costa, o Irmão Carlos (PSDB), da ex-deputada Marly Abdalla, e de Raimundo Nonato Alves Pereira, Melquisedec Oliveira Santos e Eliomar Feitosa Júnior.
Na manhã de sábado passado, o Ministério Público Eleitoral formalizou no TRE-MA 80 ações de impugnação de candidaturas para as eleições de 2010. As impugnações foram divulgadas em duas listas, sendo que uma delas inclui os nomes dos candidatos que não conseguiram comprovar a desincompatibilização dos cargos públicos.
De acordo com a procuradora regional eleitoral, Carolina da Hora Mesquita, até amanhã (quarta-feira, 14), deverão ser protocoladas novas impugnações com base na relação de candidatos que deram entrada em seus registros nos dias 6, 7 e 8 deste mês.
Os candidatos têm sete dias para apresentar defesa a partir da citação pelo relator do seu caso. No dia 15 deste mês, o pleno do TRE começará a analisar os pedidos de registro e, contado o prazo da defesa, as impugnações. O TRE tem até o dia 5 de agosto para julgar esses processos, aos quais ainda caberão recursos ao Tribunal Superior Eleitoral.
Os candidatos impugnados sábado pela procuradora Carolina da Hora aguardam ser notificados para apresentar suas defesas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Integrante da comissão coordenadora da campanha da governadora Roseana Sarney, o deputado Ricardo Murad disse que a coligação “O Maranhão Não Pode Parar” aguarda com tranqüilidade a notificação do MPE para se manifestar sobre as impugnações de alguns de seus candidatos.
Coordenador da campanha pedetista, o ex-deputado Clodomir Paz disse que o ex-governador Jackson Lago também aguarda a notificação do MPE para apresentar sua defesa. Ele foi impugnado com base na Lei da Ficha Limpa, já que foi cassado em 2009 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Candidato a vice-governador na chapa de Roseana, o petista Washington Oliveira disse que está licenciado do Instituto Federal de Ensino Tecnológico (Ifma) desde o dia 2 de abril.
Impugnado pelo mesmo motivo, o candidato do PSOL a governador, Saulo Arcangeli, também garante que cumpriu o prazo de desincompatibilização do cargo de analista de informática do Ministério Público da União.
Ainda no sábado, o candidato a senador pelo PSDB, Edson Vidigal, informou pelo Twitter que já havia levado ao TRE uma certidão comprobatória do seu afastamento do cargo de professor do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
Centenas de veículos participam de carreata de Flávio Dino em São Luís
Seis quilômetros de carros enfileirados e decorados com bandeiras, adesivos e tocando os jingles da campanha. Era assim que estava a primeira carreata realizada por Flávio Dino em São Luís. A atividade é parte da campanha de Flávio Dino ao governo do Estado e foi, como todas as ações realizadas desde o início da campanha, marcada por forte adesão popular.
“Ficamos muito felizes em constatar a adesão da população à nossa campanha e ao sentimento de mudança que queremos representar. É mais uma ação que demonstra, cada vez mais, que a nossa caminhada está no rumo certo”, avaliou Flávio Dino ao final da carreata.
A candidata a vice-governadora, Miosótis Lúcio, ressaltou a presença dos militantes e lideranças partidárias na carreata. “O PcdoB, o PPS, P SB e os petistas que estão conosco estão levando cada vez mais longe essa mensagem de renovação do Maranhão, que é o que o povo quer. O resultado são manifestações de apoio como essa que estamos vendo hoje”, disse Miosótis.
Trajeto
Além de Flávio Dino e Miosótis Lúcio, participaram da carreata o candidato ao Senado, José Reinaldo Tavares e diversos candidatos a deputado estadual e federal, petistas e movimentos sociais. Pouco depois das 10h da manhã, a carreata saiu da Praça Maria Aragão. De lá, foi à Camboa, passou pela Alemanha, Maranhão Novo, Vinhais, Cohama, Olho D’Agua e pelas praias do Calhau e da Ponta D’Areia.
A população respondeu com acenos e sinais de positivo à passagem do desfile. A carreata foi a primeira da campanha e a segunda atividade de Flávio Dino em São Luís. Nos últimos dois dias, ele estava no interior do Estado, nas regiões tocantina e do Vale do Pindaré.
Adonilson Lima: “Vou trabalhar pelo reconhecimento da região tocantina”
Adonilson é casado e pai de três filhas. Mora e trabalha em Imperatriz, onde é professor de escolas, cursos pré-vestibulares e de uma faculdade particular. Para Adonilson, ser Senador pelo Maranhão é a oportunidade de auxiliar o governo de Flávio Dino a trazer a renovação e mudança para o estado, governando para todos os maranhenses. “Temos que mostrar que o Senado é uma instituição de todos os maranhenses, e não só de pessoas com um sobrenome só”, disse o candidato.
Região Tocantina
O candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino, ressaltou a importância de se ter um candidato da região tocantina na chapa 65. “A região tocantina é hoje um dos pólos econômicos mais importantes do estado, e por isso mesmo necessita de políticas públicas que atendam às suas necessidades. Daí o cuidado de termos alguém alguém que representasse essa região. Alguém com ficha limpa e com a cara do povo do Maranhão”, explicou Flávio Dino.
Combate à corrupção também é uma das bandeiras levantadas pelo candidato Adonilson Lima. Um dos mais jovens entre os candidatos ao Senado, ele ressalta a importância de se desenvolver um trabalho honesto, com choque de honestidade no Senado Federal. “Pretendo representar da melhor maneira possível um pólo eleitoral de tanta importância como é o da região Tocantina.”, garantiu Adonilson.
Adonilson é formado em História e em Direito, ambos pela UFMA. Atualmente, além de professor, Adonilson é 2º suplente de vereador da Câmara de Vereadores de Imperatriz. Já foi candidato a vereador pelo PCdoB, secretário do DCE da UFMA e presidente da Casa dos Estudantes do Maranhão.
AGENDA FLAVIO DINO
Sexta, 09 de maio de 2010
8h AÇAILANDIA – CAMINHADA 65
Concentração: Mercado Municipal
15h IMPERATRIZ – CAMINHADA 65
Concentração: Praça de Fátima
Sábado, 10 de julho de 2010
8h SANTA INÊS – Caminhada 65
Concentração: Praça da Laranjeira
13h SANTA LUZIA – Festa da Abóbora
Local: Povoado Faísca (125 Km do Município de Santa Luzia)
18h LAGO DA PEDRA – Vaquejada
Local: Parque de Exposição
Domingo, 11 de julho de 2010
8h SÃO LUÍS – CARREATA 65
Concentração: Praça Maria Aragão
Flávio Dino nesta sexta-feira com uma grande caminhada em Açailândia e região
No mesmo dia estará também em Imperatriz, com concentração na Praça de Fátima.
Em Santa Inês, a caminhada está prevista para o dia 10. A concentração será na praça da Laranjeira. No mesmo dia estará em Santa Luzia, participando da Festa da Abóbora, no povoado Faísca, e ainda em Lago da Pedra, numa vaquejada no Parque de Exposição.
No domingo a coligação fará carreata em São Luís, com concentração na Praça Maria Aragão,
65444 é o número de Pedro Araujo
Candidatura de Pedro Araújo será registrada nesta segunda-feira em São Luis
Pedro Araújo irá concorre uma vaga na assembléia legislativa do maranhão nestas eleições, sendo o Pedro Araújo o único a disputar a vaga de deputado estadual pelo PcdoB de Açailândia.
Candidatura de Flávio Dino será registrada nesta segunda-feira
A coligação Para Mudar o Maranhão, composta pelo PCdoB, PSB e PSB, registra nesta segunda-feira, às 15h30, a candidatura de Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Estado. Na ocasião, serão registrados, ainda, os candidatos ao Senado, o ex-governador Zé Reinaldo (PSB) e o advogado e historiador da cidade de Imperatriz, Adonilson Lima, bem como a chapa de deputados estaduais e federais. Flávio Dino também vai fazer o registro do seu programa de governo, que recebeu muitas contribuições de internauta. Flávio Dino tem como companheira de chapa a psicóloga Miosótis Lúcio (PPS).
Na última quinta-feira, em entrevista coletiva, Flávio Dino apresentou as bases do seu programa de governo. Disse que buscará o desenvolvimento das múltiplas vocações econômicas do estado, o desenvolvimento das políticas sociais e da saúde e da educação. O programa de governo de Flávio Dino traz, ainda, iniciativas para fortalecer a educação e a qualificação profissional com a criação de escolas profissionalizantes estaduais e universidades regionais.
Pedro Araújo disputa a vaga de deputado Estadual pelo PcdoB de Açailândia
Pedro Araújo. Tem 27, é casado, nasceu em São João dos Patos/Ma, Filho de Sertanejos maranhenses. É ex presidente da Associação Radio Comunitária Açailândia, ARCA FM, militante pelos direitos humanos e pela democratização dos meios de comunicação. Pedro Araújo é micro empresário no ramo de eletroeletrônica e informática. Ainda criança mudou-se para a Vila Ildemar, sendo um dos fundadores do bairro que reside até hoje. Em sua militância em defesa dos direitos humanos contribuiu na produção do premiado documentário “ Aprisionados por promessas” parceria da Witness (org norte americana) e a CPT que retrata a realidade do trabalho escravo vivido por peões em fazenda em nossa região.
Flávio Dino é candidato ao governo do Maranhão
O senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) representou a direção nacional do partido comunista. Lideranças políticas de diversas regiões do estado, representantes dos três partidos coligados, petistas, membros dos movimentos sociais e de entidades como a CUT e a FETAEMA estiveram presentes, fazendo da convenção um ato de grande representatividade. Nesta quinta-feira, Flávio Dino concederá entrevista coletiva, às 10h, no Grand Hotel São Luís, para apresentar a chapa completa e os principais pontos do seu programa de governo.
Ao discursar, José Reinaldo disse que a candidatura de Flávio Dino representa a renovação política. “Esse modo de governo só levou à pobreza e à miséria”, afirmou o José Reinaldo. Quem também criticou duramente o atual modelo de administração do governo maranhense, foi o deputado federal Domingo Dutra (PT). Disse que “os petistas que não se venderam estão com Flávio Dino” e vão levá-lo ao segundo turno e à vitória nas eleições de outubro. O vice-presidente estadual do PT, Augusto Lobato, garantiu que a maioria dos petistas apóia Flávio Dino.
A psicóloga e professora, companheira de Flávio Dino, na chapa, Miosótes Lúcio foi aplaudida quando disse que iria “trabalhar arduamente para fazer de Flávio Dino governador do Maranhão”. “Foi aqui (na convenção do PCdoB) que sempre quis estar”, garantiu. A candidata a vice-governadora disse que é preciso construir o Maranhão de igualdades e de oportunidades para todos. “Nós vamos construir um grande estado”, afirmou.
Flávio Dino conclamou o povo a ser um porta-voz de sua campanha em cada canto desse estado. “Nós queremos e sabemos como fazer diferente e para isso precisamos de todos vocês”, conclamou Dino para depois criticar os modelos de desenvolvimento, até então, implementados no Maranhão. “Não queremos somente um Maranhão da propaganda, pois até agora, o que se vê é um estado de propagandas de projetos grandiosos e fantasiosos como modelo de desenvolvimento do nosso estado”, criticou. “O Pólo de Confecções de Rosário, por exemplo, é o símbolo de um Maranhão que não queremos”, disse sob aplausos.
Para Flávio Dino, o projeto que os une é aquele que “não aceita que um estado tão rico seja o mais pobre do Brasil”. Flávio Dino disse não ter dúvidas de que sairá vitorioso das eleições de outubro. Garantiu que ao assumir o Palácio dos Leões vai governar para os pobres, para aqueles que não aparecem nas propagandas, para milhares de anônimos que não têm acesso à educação, saúde, emprego, moradia.
Flávio Dino concluiu o discurso, afirmando da alegria de ter como companheira de chapa uma mulher. “Vou concluir dizendo da minha alegria e do meu orgulho de ter a companheira Miosótis Lúcio, que representará a sensibilidade, a sabedoria, a força e a coragem que as mulheres têm”, disse.