Aumenta a lista de políticos com candidaturas impugnadas no MA

A previsão é de que até amanhã sejam protocoladas novas impugnações

A Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE/MA) protocolou ontem à tarde, no Tribunal Regional Eleitoral, ações de impugnação contra mais cinco candidaturas. A nova lista inclui o nome do deputado estadual Carlos Miranda da Costa, o Irmão Carlos (PSDB), da ex-deputada Marly Abdalla, e de Raimundo Nonato Alves Pereira, Melquisedec Oliveira Santos e Eliomar Feitosa Júnior.

Na manhã de sábado passado, o Ministério Público Eleitoral formalizou no TRE-MA 80 ações de impugnação de candidaturas para as eleições de 2010. As impugnações foram divulgadas em duas listas, sendo que uma delas inclui os nomes dos candidatos que não conseguiram comprovar a desincompatibilização dos cargos públicos.

De acordo com a procuradora regional eleitoral, Carolina da Hora Mesquita, até amanhã (quarta-feira, 14), deverão ser protocoladas novas impugnações com base na relação de candidatos que deram entrada em seus registros nos dias 6, 7 e 8 deste mês.

Os candidatos têm sete dias para apresentar defesa a partir da citação pelo relator do seu caso. No dia 15 deste mês, o pleno do TRE começará a analisar os pedidos de registro e, contado o prazo da defesa, as impugnações. O TRE tem até o dia 5 de agosto para julgar esses processos, aos quais ainda caberão recursos ao Tribunal Superior Eleitoral.

Os candidatos impugnados sábado pela procuradora Carolina da Hora aguardam ser notificados para apresentar suas defesas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Integrante da comissão coordenadora da campanha da governadora Roseana Sarney, o deputado Ricardo Murad disse que a coligação “O Maranhão Não Pode Parar” aguarda com tranqüilidade a notificação do MPE para se manifestar sobre as impugnações de alguns de seus candidatos.

Coordenador da campanha pedetista, o ex-deputado Clodomir Paz disse que o ex-governador Jackson Lago também aguarda a notificação do MPE para apresentar sua defesa. Ele foi impugnado com base na Lei da Ficha Limpa, já que foi cassado em 2009 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Candidato a vice-governador na chapa de Roseana, o petista Washington Oliveira disse que está licenciado do Instituto Federal de Ensino Tecnológico (Ifma) desde o dia 2 de abril.

Impugnado pelo mesmo motivo, o candidato do PSOL a governador, Saulo Arcangeli, também garante que cumpriu o prazo de desincompatibilização do cargo de analista de informática do Ministério Público da União.

Ainda no sábado, o candidato a senador pelo PSDB, Edson Vidigal, informou pelo Twitter que já havia levado ao TRE uma certidão comprobatória do seu afastamento do cargo de professor do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).