Diferença que levou Roseana Sarney a vencer no primeiro turno foi de oito centésimos (0,08%)


O deputado Flávio Dino (PCdoB), segundo colocado na eleição para o governo do Estado, postou um dado interessante no seu twitter. O comunista informa que 0,08% foi a diferença que levou Roseana Sarney (PMDB) a vencer a sucessão estadual em primeiro turno.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Roseana teve 1,4 milhões de votos ou 50,08% dos votos válidos. Muita gente achou que 0,8% (o que significa 48.770 mil votos) foi a real diferença entre a peemedebista e seus outros adversários somados.
Na verdade, foram oito centésimos (0,08%) – e não oito décimos como alguns deduziram (50% + 0,08%=50,08%) -, o equivalente a apenas 4.877 votos, que não levaram Roseana para o segundo turno. Nunca na história do Maranhão, uma eleição foi definida por um número tão reduzido de votos.
De acordo com dados do TRE, Flávio Dino foi o segundo colocado com 29,49% (859 mil votos) e Jackson Lago (PDT) o terceiro com 19,54% (569 mil votos). O índice de abstenção no Maranhão, de 23,97%, foi o mais alto do país.
Por conta da minúscula diferença, Jackson e Flávio fizeram ontem, ao TRE, um pedido ao acesso dos logs de todas as urnas (informações da votação) cujo objetivo é anular os votos de algumas seções com vistas a forçar a realização do segundo turno.
Há denúncias graves de confirmação de votação de eleitores que não compareceram às urnas, nos redutos de Roseana Sarney, após às 17h, caracterizando fraude no processo eleitoral.