“SE EU MORRER É CULPA DE SARNEY, FILHO DA DITADURA”, DIZ DUTRA EM GREVE DE FOME APÓS PERDER 2,6 Kg

Do UOL Notícias


O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) completa na tarde segunda-feira (14) 72 horas de greve de fome dentro da Câmara dos Deputados, em Brasília. O ato do parlamentar é uma reivindicação pela anulação da decisão do diretório nacional do PT, que definiu que, no Maranhão, a legenda fecharia apoio à reeleição de Roseana Sarney (PMDB), em vez do PCdoB, do deputado Flávio Dino, como queria o diretório estadual.
Dutra está acompanhado do fundador do PT no Maranhão, Manoel da Conceição. Ambos têm dormido em colchões improvisados dentro do plenário da Câmara. Os dois apenas bebem água e água de coco e têm recebido visita de familiares e de médicos da Casa.
“Só vamos suspender [a greve de fome] até a Justiça se pronunciar”, disse Dutra. “Aqui é o meu lugar [no plenário], é onde trabalho. É o meu santuário. Se eu morrer é culpa de Sarney, filho da ditadura. È melhor correr o risco de morrer e todo mundo vendo do que morrer de angústia no silêncio”, afirmou.
Os advogados do parlamentar só devem entrar na justiça contra a decisão do PT entre hoje e quarta-feira (16) e, enquanto isso, os deputados prometem continuar sem comer, apesar do apelo da esposa e dos cinco filhos. Dutra continua em contato com o mundo externo pelo acesso à internet em seu computador pessoal, por telefone e por meios de seus assessores.
“Além da coligação com [deputado federal] Flávio Dino [do PCdoB] para governador, sugerimos candidatura própria ou ainda que o PT não apoiasse nenhum candidato ao governo”, destacou Dutra, que só sai candidato à reeleição se o partido revogar sua decisão no Estado que ele representa.
Ontem, durante a convenção nacional do PT, foram distribuídos panfletos sobre a reivindicação dos dois petistas explicando a situação deles. “Estamos cansados de derrotar Sarney no Maranhão, e ele mudar e sair vitorioso no tapetão de Brasília (…)”, diz o texto.
Dutra já perdeu 2,6 Kg

Desde que deflagrou uma greve de fome na última sexta-feira em protesto à decisão da direção nacional do seu partido que determinou o apoio à candidatura à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB), Dutra já perdeu 2,6 kg.
Desde quinta-feira, quando iniciou uma vigília e no dia seguinte a greve de fome, o deputado dorme no plenário da Câmara num colchão inflável. Os assessores dele também levaram uma televisão para que ele possa acompanhar os jogos da Copa.
O deputado só toma água de coco e soro fisiológico. A falta de alimentação tem provocado dores nos rins e tosse. O último banho foi no sábado, no banheiro dos vigilantes da Câmara, uma vez que os banheiros do plenário não têm chuveiro. “Estou economizando com o meio ambiente”, afirmou.
A ideia é manter a greve de fome até o dia 30 de junho, último prazo para a definição das candidaturas. Ele irá ingressar na Justiça questionando a direção nacional do PT. “Seria mais fácil eles filiarem o Sarney ao partido.”
“Vou lutar até o meu limite. Só tenho contas a prestar a minha mulher, que disse que vai me dar uns cascudos quando eu sair daqui”, afirmou o deputado. O PT nacional alega que a prioridade do partido é eleger Dilma.