Flávio Dino recebe Pacto Pela Juventude e reafirma compromissos do programa de governo

Durante o comício realizado na Praça Deodoro, o candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino, recebeu e assinou também o Pacto Pela Juventude. O documento, elaborado por diversas entidades represntativas da juventude e das classes estudantis em nível nacional, abrange agrupa diversas reivindicações de políticas públicas que favoreçam os jovens do país.
Segundo o documento, o Brasil tem atualmente a maior quantidade de jovens, em termos absolutos, de toda a história. Entretanto, um terço deles podem ser considerados pobres e apenas 15,7% tem renda superior a dois salários mínimos.
O plano pede, entre várias outras reivindicações, a erradicação do analfabetismo e a criação de políticas públicas que aumentem a escolaridade da população brasileira, além de expansão da Universidade Pública e políticas de assistência estudantil. Também está no Pacto Pela Juventude o pedido para que sejam asseguradas iniciativas que promovam a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, sem entretanto utilizar o trabalho de aprendizes e estagiários como forma de precarização do trabalho juvenil.
Plano de governo
Ao receber o documento, Flávio Dino reforçou o seu compromisso com a juventude e lembrou que há diversas iniciativas do seu plano de governo voltadas para esse segmento da população. É proposta do plano de governo da coligação Muda Maranhão a criação de Universidades Regionais e Escolas Técnicas Estaduais em todas as regiões do Maranhão.
Atualmente, o estado dispõe de apenas uma universidade estadual - a Uema - e de 18 escolas técnicas estaduais, chamadas de IFMA. O plano de governo de Flávio Dino prevê a construção de mais cem escolas técnicas estaduais. "Essas unidades que aí estão são a contribuição do governo federal. Cabe ao estado também fazer a sua parte", destacou.
A meta é inaugurar 25 unidades por ano, para que a meta seja cumprida até o final do governo. "O Maranhão vive um momento econômico excelente, e é papel do estado ajudar a qualificar os nossos jovens para que as oportunidades de emprego e renda que aqui serão geradas permaneçam de fato nas mãos de maranhenses", destacou Flávio Dino.