Carnaval com segurança cerca de 3.185 policiais garantirão a segurança no Carnaval


Um efetivo de 3.185 policiais vai trabalhar durante o período de Carnaval para garantir a segurança dos foliões em 40 pontos espalhados em São Luís. O número é 38% maior do que o empregado no ano passado, segundo informou o secretário de Estado de Segurança, Aluisio Mendes. O planejamento estratégico da “Operação Cidade Segura Carnaval 2011”, que começa a partir desta quinta-feira (3) e se estende até a quarta-feira (9), foi apresentado durante coletiva realizada na manhã de quarta-feira (2).

Após a coletiva, o secretário fez a entrega de 16 viaturas que irão reforçar a segurança no estado. São sete viaturas para a Polícia Militar, seis para a Polícia Civil, duas para o Grupo Tático Aéreo e uma para o Corpo de Bombeiros. Até o final deste mês, segundo informou Aluísio Mendes, serão adquiridas mais 100 viaturas.

“Não medimos esforços para garantir um Carnaval seguro para todos os foliões maranhenses e para osturistas que visitarem a cidade neste período”, afirmou Aluísio Mendes.Também participaram da coletiva o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; o delegado geral da Policia Civil, Nordman Ribeiro; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva; o comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Jéferson Teles; o superintendente de Polícia da Capital, delegado Sebastião Uchoa; entre outros representantes do sistema de segurança.

O secretário pediu ainda a cooperação da população, que deve entrar em contato com o policial mais próximo em qualquer situação em que se sinta ameaçada ou que visualize alguma ocorrência. O cidadãotambém pode contar com o serviço do Disque Denúncia - 3223-5800, capital e 0300 313 5800, no interior.

Interior

Mendes destacou que é determinação da governadora Roseana Sarney que este Carnaval seja ainda mais seguro que o do ano passado, que teve um saldo muito positivo. "O reforço na segurança vai acontecer em São Luís e em todos os municípios onde as festas carnavalescas são mais intensas, a exemplo de Pinheiro, Cururupu, Barra do Corda e Imperatriz", assinalou.

Para garantir um maior número de policiais trabalhando na Operação Cidade Segura, o secretário informou que foi baixada uma portaria suspendendo as férias e licenças dos policiais neste período. “Essa ação foi prontamente aceita pelo efetivo da polícia que entende a importância do reforço da segurança durante o carnaval”, observou.

Planejamento

O planejamento estratégico de segurança montado para o Carnaval 2011 foi apresentado pelo chefe do Estado Maior da PMMA, tenente-coronel João Nepomuceno. A exemplo do ano passado, serão usadas telas de proteção nos circuitos para garantir a segurança da população.

No Sistema de Telas de Proteção a maior preocupação são as entradas e saída da capital, os terminais de integração, paradas de ônibus e os locais de folia nos circuitos do governo e nos bairros. “O filtro de segurança começa a partir das entradas de São Luís. Também teremos homens trabalhando nos terminais de integração e nas paradas de ônibus, Socorrões e fazendo incursões nos bairros”, detalhou Nepomuceno.

Barreiras de abordagem serão montadas próximas aos locais de eventos, onde será empregado um maior efetivo. No Circuito Madre Deus trabalharão mais de mil policiais, sendo 574 na Passarela do Samba, 360 na Av. Litorânea, 283 na Rua do Passeio; e 104 no Viva Maiobão, único espaço do tipo que terá programação carnavalesca do governo. “Este ano, temos um efetivo e um número de barreiras aumentadas para garantir um Carnaval seguro para a população”, enfatizou o comandante geral da Policia Militar, coronel Franklin Pacheco.

Torres

Uma das novidades deste ano é a instalação de postos de comando e de torres de observação em todos os locais de folia. Os locais servirão de apoio para os policiais, que estarão munidos de rádios para permitir a comunicação entre eles. Os postos serão uma ferramenta importante para os policiais que vão ficar nas torres de observação, passando informações para os policias que estão percorrendo os circuitos.

Os plantões da Polícia Civil, segundo informou o delegado Sebastião Uchoa, serão reforçados durante os sete dias de operação. Será criado plantão de reforço do idoso, do Maiobão e em São José de Ribamar. Ao todo, serão 100 investigadores, 36 médicos legistas, 22 delegados, 20 peritos e 8 escrivães, que se revezarão nos plantões. A Polícia Civil também intensificará o Programa Polícia Civil nas Ruas, que atuará com 10 equipes volantes atendendo as demandas dos plantões e com reforço nas áreas da Cidade Operária, João Paulo, Vila Luizão e Maiobão.

O Corpo de Bombeiros terá 140 homens trabalhando nos Circuitos da Deodoro/Madre Deus, Av. Litorânea e Maiobão. Nesse período também será reforçado o efetivo na Avenida Litorânea, onde há dois postos de guarda-vidas e na praia do Araçagi, com o objetivo de dar segurança maior para os banhistas. Também será reforçado o efetivo no interior.

fonte/o imparcial