Mais de 1,1 mil farão provas do Encceja no Maranhão neste domingo

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) serão aplicadas neste domingo (20), a partir de 8h30, em 14 municípios no Maranhão.

Em todo o país, as provas serão realizadas em 837 escolas. O Encceja serve para avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada.

No Maranhão estão inscritos 1.197 alunos. Eles farão o teste avaliativo nas escolas localizadas nos municípios de São Luís, Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Estreito, Imperatriz, Matões, Pinheiro, Santa Luzia do Paruá, Santa Luzia e Timon

Em Santa Luzia do Paruá se inscreveram 266 candidatos, registrando o maior número de inscritos no estado. Codó, com apenas sete candidatos, tem o menor número.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviou, via Correios, o cartão de confirmação de inscrição para os 142.545 inscritos em todo o país, mas os participantes podem consultar, na internet (www.mec.gov.br), o local onde farão a prova, desde que tenham em mãos o número de seu CPF.

Provas

As provas serão aplicadas pela manhã e à tarde. No período matutino - das 8h30 às 12h30 –, serão as de História, Geografia e Ciências Naturais. No turno vespertino, as de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Redação e Matemática, das 14h30 às 19h30. Cada prova terá 30 itens de múltipla escolha e mais um tema proposto para a redação.

Os candidatos devem ficar atentos aos horários de aplicação. Pela manhã, os portões serão abertos às 7h e fechados cinco minutos antes do início do exame. À tarde, as escolas abrirão entre 13h e 14h25.

Os candidatos devem levar um documento de identificação com foto, o CPF, o cartão de confirmação de inscrição e uma caneta esferográfica de tinta preta. Não será permitida a entrada com aparelhos eletrônicos, relógio, material de estudo, lápis, borracha, apontador, grafite, calculadoras, conforme edital do exame.

fonte/ jornal pequeno