Mais de 900 pessoas já abandonaram suas casas devido ao aumento do nível do rio Tocantins


Já passa de 900 o número de desabrigados e desalojados pelo aumento do nível do rio Tocantins, que permanece mais de nove metros acima do normal. Ao todo, mais de 170 famílias já deixaram o local.

Inicialmente, os desabrigados foram levados ao Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, onde foram abrigadas 54 famílias, totalizando 261 pessoas. Em seguida, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e os homens do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS) passaram a encaminhar todos os que manifestaram interesse de deixar a área alagada para a Escola União, local no qual já se encontram outras 30 famílias, sendo 68 adultos e 38 crianças.

Atualmente, o destino das famílias é o ginásio de esportes da AABB, onde já estão outras 89 pessoas de 5 famílias. Além destes, a Defesa Civil também vem contabilizando as pessoas que deixaram o local para se refugiarem em casas de parentes ou alugadas, entre outras. Ao todo, o órgão acredita que cerca de 480 pessoas encontram-se nesta última situação.

Retorno - Não há previsão para o retorno das famílias. Segundo informações da Defesa Civil, o nível do rio continua a subir. A última medição informou que o Tocantins estava mais de nove metros acima do normal e continuava a subir. A situação se agrava ainda mais devido às fortes chuvas que vêm caindo na região, o represamento da água no encontro do rio Tocantins com o Araguaia e a abertura das comportas da barragem da hidrelétrica de Lajeado, que despejam no rio até 6,2 mil m³ de água por segundo.

Dentre as famílias já retiradas, algumas já vivem às margens do rio há cerca de uma década. Elas dizem não ter para onde ir e garantem que, com o fim do inverno, devem voltar para o local.


fonte/o progresso